Entenda o protocolo vacinal para cães e gatos e seus ciclos.
Filhotes
A partir dos 45 dias de vida, o cão pode receber a 1ª dose da vacina déctupla, v10 ou polivalente. Essa protege o animal contra uma série de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, coronavirose, leptospirose, parainfluenza, adenovírus tipo 1 e 2. São necessárias 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias cada para completar o ciclo inicial de proteção a saúde do seu filhote além da 1ª dose da vacina antirrábica.
O gato também pode receber a 1ª dose a partir de 45 dias, sendo a atual vacina chamada Quadrupla. Essa protege o animal contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia felinas e por Clamidiose. São necessárias 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias cada para completar o ciclo inicial de proteção a saúde do seu filhote além da 1ª dose da vacina antirrábica..
Após esse ciclo inicial será aplicado apenas uma dose de cada para cão ou gato(v10 ou v4) e antirrábica ou raiva anualmente.
Adultos
Cães ou gatos adultos recebem apenas 1 dose de cada vacina (v10 ou v4) e antirrábica ou raiva anualmente.
Se você encontrou um cachorrinho na rua e vai adotá-lo ou quer protegê-lo leve ao veterinário para verificar o procedimento de vacinação a ser realizado nesse caso específico. Passar por uma consulta geral é essencial.